Página 13
1 - As estradas ou "vias romanas" refletem o avanço da engenharia na Península Itálica. Em regiões áridas uma superfície com cascalhos era suficiente, em outros locais as estradas eram pavimentadas. Um exemplo é a Ápia, que ligava Roma ao sul da Península, ainda hoje apresentando pequenos trechos quase intactos.
2 - Os soldados executavam a maior parte do trabalho preliminar e os povos conquistados em guerre representavam a mão de obra fácil para um trabalho extenuante (cansativo).
Página 21
1 - Pai - Poder absoluto sobre sua família. Poder patriarcal, ou seja, era o "patrono" da família romana.
2 - Mãe - Considerada como propriedade de seu marido. Gerava filhos que teriam de ser "levantados" ou aceitos pelo seu marido.
3 - Filho - Devia total obediência aos pais, mesmo depois de crescido. Entre quinze e dezesseis anos, passava a usar a toga viril, exercendo o papel de cidadão livre romano.
4 - Filha - Aos treze anos deixava a escola, permanecendo sob a proteção dos pais e dos irmãos, e posteriormente do seu marido.
Página 25
1 - Grandes propriedades de terras pertencentes à aristocracia romana.
2 - Sistema de trabalho agrícola em que camponeses recebiam um pedaço de terra, mas davam parte da produção e prestavam serviços gratuitos aos proprietários das terras.
3 - O campo, gradativamente (aos poucos), vai ser o centro da atividade econômica e social.
Página 27
1 - Conquistas até o final do século II, isto é, a extensão de fronteiras do Império Romano.
2 - Sim, por exemplo: germanos, godos, suevos, alamanos, citas, vândalos, lombardos e anglo-saxões.
Página 28
1 - Formavam o grande exército romano, sendo compostas pelos legionários, soldados profissionais altamente disciplinados.
Página 29
1 - Bárbaro e barbarismo eram termos utilizados a todos os povos que estavam fora dos padrões civilizatórios dos romanos. Devemos lembrar que os romanos cometiam vários tipos de violência e atrocidades, comum para o período, ou seja, os outros povos não eram mais violentos ou piores.
2 - Vestiam-se de um tipo de linho ou de peles de ratazanas do mato. Não tinham roupas de baixo, usavam uma mesta túnica até apodrecer.
3 - (...) "Eternamente nômades, habituavam-se desde a infância ao frio, à fome e à sede. Seus rebanhos acompanham-nos nas suas migrações, puxando carros que encerram as famílias..."
sábado, 8 de dezembro de 2012
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
segunda-feira, 21 de maio de 2012
terça-feira, 15 de maio de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)